O mundo perde um dos mais célebres escritores contemporâneos.

José Saramago – escritor português e muito conhecido por suas convicções e textos densos e filosóficos. Homem sereno e tranqüilo criou uma vasta obra com perspectivas amplas.

As obras são referências mundiais sobre o comportamento humano, política e sociedade.

Através de contos ou dos romances, Saramago, despia a alma humana, e expunha as relações existentes.

Sempre conseguia expor o lado mais desumano, egoísta e deprimente existente em nós.

Particularmente gosto da coletânea de contos: Objecto quase – quem somos nós? Se não objetos – de uso comum, de uso de outros?

Essa decepção social retratada de maneira irreverente e trágica é uma cópia verídica, em preto e branco, do que somos nós.

- Ensaio Sobre a cegueira – Rendeu um filme muito bom, que levou o próprio escritor às lágrimas. Vale a pena assistir.

Fica o vazio, parcialmente amenizado pela obras. As palavras escritas ecoam eternamente...

‘Creio que algumas nunca deveriam ser escritas, se a intenção for retirar mais tarde, desmentir, corromper... Dependendo de onde forem talhadas, mesmo que sejam limadas, ainda restarão vestígios. Pelo menos as marcas, que corrompem e magoam, ensinam. Ninguém ensaia um personagem pra sempre, inevitavelmente você deverá escolher qual máscara usar, e que personagem exercer! Pra mim tanto faz...’

Eu fui. Mas o que fui já me não lembra: Mil camadas de pó disfarçam, véus, Estes quarenta rostos desiguais ...’ – J. S.

1 comentários:

Olá! Muito interessante esse texto, gostei muito da abordagem que o livro traz. Vou procurá-lo.

Obrigada pela visita e volte sempre.

Beijos

Seguidores

About Me

Minha foto
Bellatrix
Sou praia, sol e calor! Sou água fresca, sou luzes e baladas! Sou futebol, caipirinha e vinho tinto! Não sou academia mais finjo que sou! Sou cinema, pipoca e algodão doce! Sou meio Sherlock, meio Anjos e Demônios, meio Drumonnd! Meio louca, muito amiga e perdidamente apaixonada!Sou bang bang e terror, mas posso curtir um romance só pra sair da rotina! Sou imediato, passageiro e impulsivo!Sou bicho de sete cabeças, fada madrinha, e ternurinha... Mil e uma noites, sonhos de uma noite de verão, e Alice no país das maravilhas!
Ver meu perfil completo